Nora Esteves in foco

(Vídeo/DVD)

NORA IN FOCO (Vídeo/DVD)

icone_flags_engkish.png

English

Música

"O Combate"

de Raffaello de Banfield

O vídeo NORA ESTEVES IN FOCO, com duração aproximada de uma hora, é o primeiro vídeo de ballet clássico realizado no Brasil.

Com roteiro e direção de Alberto Salva e direção artística de Emílio Martins, NORA ESTEVES IN FOCO é um projeto amparado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínios da Embratel e da Petrobras BR e com apoio da Universidade Estácio de Sá.

O vídeo consta de uma aula de ballet de nível médio e adiantado, dada e executada por Nora Esteves, Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Antes de cada exercício, a bailarina explica o que deve ser feito e por que, alertando assim aos bailarinos e estudantes de ballet sobre possíveis defeitos na execução.

Mas o vídeo não é só didático, contém também depoimentos da bailarina sobre sua carreira e mostra ainda ensaios com seu partner, enquanto recebe instruções de seu ensaiador.

Com isso, Nora quer mostrar ao público, amante do ballet, o que está por trás das cortinas de um espetáculo. No final, ela apresenta dois pas-de-deux completos junto com seu partner, o também Primeiro Bailarino do Theatro Municipal, Paulo Rodrigues, ambos sob a direção artística de Emílio Martins (professor, ensaiador e coreógrafo).

O primeiro pas-de-deux é “Cantabile” com a coreografia do argentino Oscar Araiz e música de Samuel Barber, num estilo coreográfico bem contemporâneo. O outro é o célebre pas-de-deux “Don Quixote”, peça chave do ballet clássico, que exige alta virtuosidade técnica, cuja coreografia original de Petipa veio recebendo adaptações através dos tempos.

O vídeo NORA ESTEVES IN FOCO teve lançamento nacional em 5 de novembro de 1998 no Rio de Janeiro na Livraria Letras & Expressões (Ipanema) e na Casa da Cultura da Universidade Estácio de Sá (Barra da Tijuca). Atualmente disponível em DVD.

DVD_capa.jpg
Logo.jpg

© 2019 by Nora Esteves